top of page

SOBRE

FRAME[scapes] é um estudo filmográfico/ensaístico sobre a implicação emocional e a sensação de presença mediada pela técnica. Experienciando os espaços e os lugares a partir das lentes de uma camara, é um ensaio que nos aproxima de uma construção enraizada na transmutação dos diferentes media (da televisão à internet, do cinema ao GPS).

 

O espaço é cada vez mais percecionada a partir de um ponto de vista global, determinado pela dinâmica espácio-temporal, o que facilita o nomadismo perpétuo e a velocidade das imagens que transmitem noções de transitoriedade e de aceleração. O fenómeno do ambiente urbano como estrutura “tele-visual”, pressupõe diferentes tele-comunidades atópicas (fora do lugar), construídas sob a égide da “tele-presença” e da “tele- objectividade” – uma dissolução do espaço real.

FRAME[scapes] tem como objetivo criar um conjunto de configurações para teorizar as inter-relações entre o filme/vídeo, espaço urbano, arquivo, geografia, cartografia, atlas, etc. Pretende-se testar e gerar um modelo aplicável a outras estruturas (cinema, televisão, internet), de cariz híbrido, enfatizando a importância do olhar cinemático e a sua projeção no contexto da vivência contemporânea a partir de um modelo teórico- prático. Espaço real VS espaço-cenário, a teoria como criação e não apenas como descrição, são preocupações importantes a partir das quais se edifica uma pesquisa para a criação de um objeto plástico inspirado na deriva, na flânerie e no olhar da camara.

bottom of page